domingo, agosto 13, 2006

Wikipedia, Verdades e Questões

A forma de funcionamento da wikipedia (e outros wiki’s) e a credibilidade de seu conteúdo são questões muito polêmicas. A partir do momento que qualquer um pode acrescentar ou alterar o conteúdo, muitos dizem que este não é confiável. O argumento mais utilizado é: “não é só por que todo mundo acha que alguma coisa é de tal maneira, que ela vai ser assim”.Eu, particularmente, discordo. É claro que o devemos tratar qualquer fonte com o máximo de cuidado possível, e, ao meu ver, a wikipedia é mais uma forma de apresentar rapidamente (principalmente para quem não conhece) um certo tema do que propriamente formalizar um conceito acerca de cada um deles (e se você contribui pra wikipedia, eu digo: é por isso os links nas páginas são tão importantes!).


Mas tudo isso leva a gente pra uma outra grande questão...


O que é, exatamente a verdade? De que nós temos certeza? Quantas verdades já não desabaram de uma hora pra outra sobre nossas cabeças? Os modelos que usamos para interpretar a realidade são apenas isso: modelos, sujeitos a alteração sem notificação prévia, e pessoais. Mesmo o que é aceito por quase todo mundo precisa ser aceito individualmente. A verdade é sempre nossa.


E é aí que as questões aparecem como essenciais. Se aceitarmos, sem questionar, a verdade que é colocada diante de nós, perdemos nosso referencial. Nossas idéias passam a ser importadas, passamos a ser meros repetidores de idéias, conceitos, verdades. É necessário duvidar, para que haja o debate, e a partir deste, que prevaleça o que para nós faça mais sentido.


Dialética minha gente, dialética comanda o mundo.


A verdade só existe em oposição à mentira. O melhor só existe em oposição ao pior. Ou, para ser mais exato, o melhor modelo (a ‘verdade’) só existe em oposição ao pior modelo.



POST EDIT: Vejam os comentários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Magnífico até chegar no último parágrafo. :)

Anônimo disse...

Desenvolva André, desenvolva...

O que há de tão errado com o último parágrafo?

Flávio Amieiro disse...

Só uma coisa. O post foi editado por que, depois do comentário do André, eu reli o útlimo parágrafo e percebi que eu tinha esquecido de dividir um parágrafo. A frase "Dialética minha gente, dialética comanda o mundo." estava (erradamente) no último parágrafo. Corrigi.

André Lira disse...

Meu comentário foi de base ideológica, não discursiva, Chico.
Se a dialética comanda o mundo, só se for o seu mundo.
Abraço!